Kerley Carvalhedo

O nudes de cada dia

Você já ouviu falar de nudes? Se for um desavisado como um dia eu fui, não se preocupe, pois vou te deixar informado: são as famosas fotos de pessoas que se fotografam nuas.

Você já ouviu falar de nudes? Se for um desavisado como um dia eu fui, não se preocupe, pois vou te deixar informado: são as famosas fotos de pessoas que se fotografam nuas. A palavra “nudes” ainda deixa muita gente horrorizada, mas o fato é que a palavra já caiu em desuso. Entretanto, quem se lembra da famosa foto que gerou polêmica da escritora e filósofa Simone de Beauvoir nua, em 2005? A foto foi tirada pelo fotógrafo Art Shay, em 1950. Simone Beauvoir foi uma escritora, filósofa e considerada uma das mais influentes no feminismo moderno. Teria ela incentivado o primeiro nudes?

Sou de uma época em que o nu era cesurado por ser escandaloso e vergonhoso. Com o aparecimento da fotografia de Simone de Beauvoir nua, é possível imaginar que mesmo antes da tecnologia, numa época em que o celular não passava de uma possibilidade inventada nos filmes de ficção científica, já existia pretensões com os nudes, palavra que talvez nem tivesse significado no tempo. Há alguns anos, aparecer nua em revista ou filme era vergonha para a família, contudo posar nua ou mostrar partes do corpo era garantia de alguns milhões na conta. Hoje se faz isso em troca de nada. Volto atrás: talvez por uns likes nas redes sociais. Basta acessar a internet e se deparar com uma avalanche de mulheres e homens pelados exibindo seus corpos esculturais, de todos os tipos e para todos os gostos.

O exibicionismo passou a fazer parte da vida moderna sem nenhuma estranheza. O nu, que antes era uma coisa interessante, (porque tinha conotação com o mistério) hoje perdeu a graça. A sensualidade deu lugar à promiscuidade e ao nudismo. Não bastam mais do que cinco minutos de conversa pelo bate-papo virtual para alguém dizer: “Manda nudes!” Ouso dizer que daqui a pouco ver alguém pelado não atrairá mais a atenção de ninguém. Porque ter acesso fácil ao corpo do outro quebra a expectativa e a curiosidade de abrir a porta tão proibida.

Lembrei-me de um caso curioso e ilustrativo na minha cidade. A esposa encontrou o celular do seu marido cheio de nudes de outras mulheres, e, diante do que viu, na fúria, lançou todas as fotos na internet. Moral da história: o nudes um dia pode render vergonha e muitos adjetivos. Pode até contratar um hacker para apagar todas as fotos da internet, mas jamais conseguirá apagar da memória das pessoas.

O significado da palavra nudes é simples; no entanto, o resultado é quase sempre desastroso e problemático. A palavra que surgiu há pouco tempo tornou-se fonte de prazer para uns e pavor para outros. Eu sei, eu sei que é um assunto complexo e espero escapar da artilharia dos que defendem a troca de nudes. Pode rir, mas se alguém pede nudes eu mando um coração.

Imagem/Pexels