Kerley Carvalhedo

Biografia

K

  • erley Carvalhedo (Marabá, Pará, 11 de março de 1991) é um escritor e cronista brasileiro. Formou-se pela Universidade Católica de Brasília (UCB). 

    Biografia

    Cresceu em Morada Nova, distrito urbano de Marabá, onde iniciou sua formação como leitor incentivado por sua mãe.

    Em 1996, seus pais mudaram-se para Jacundá, no norte do sudeste paraense. No ano seguinte, em 1997, retornaram a Marabá, onde fixaram residência até março de 2001.

    Às vésperas de completar 10 anos, Carvalhedo mudou-se novamente com seus pais para Breu Branco, no interior do Pará, onde passou parte da infância e juventude.

    No final de 2007, mudou-se com sua família para Ourilândia do Norte, onde permaneceu por um ano. Em 2008, foi diagnosticado com depressão clínica, o que o fez abandonar o trabalho e a faculdade para focar na recuperação de sua saúde.

    Em abril de 2009, publicou sua primeira crônica em um jornal local, marcando o início de sua carreira no gênero.

    Carreira

    Em 2009, aos 17 anos, Carvalhedo viajou para Santa Terezinha, Mato Grosso, para morar com uma tia. Meses depois, fugiu para outro estado, ficando alguns dias sem dar notícias.

    Retornando ao Pará em abril de 2010, recebeu uma proposta para escrever crônicas quinzenais para um jornal do Rio Grande do Sul. No final do mesmo ano, publicou seu primeiro livro, Há Tanto Tempo Que Te Amo, um romance com tiragem limitadíssima.

    Em 2018, lançou K Entre Nós, um livro de crônicas que recebeu certificado de honra ao mérito na categoria Crônicas pela Darda Editora (Rio de Janeiro). O livro foi elogiado por Contardo Calligaris e Joel Pinheiro da Fonseca, ambos da Folha de S.Paulo e sua sinopse foi escrita por Claudia Tajes, escritora e roteirista de novelas da Globo.

    Carvalhedo fez viagens pelo Brasil contribuindo para a literatura nacional, participando de ONGs, bibliotecas comunitárias, comunidades isoladas e aldeias indígenas no Pará e no baixo Araguaia, Mato Grosso.

    Contribuições e Participações

    No exterior, contribuiu com textos para a Revista Palavra Comum (Galiza, Espanha), Aira Das Letras (Argentina), Revista Fênix (Portugal), e Revista Poetas del Mundo (Chile). Escreveu para diversos jornais e revistas no Brasil.

    Participou de antologias como Pólen da Vida (São Paulo, 2018), Poesia Pela Paz (Genebra, Suíça, 2017), Logos (Portugal, 2018) e Del Mundo (Chile, 2019). Participou da Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém, seminários pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), e diversos eventos literários.

    Outros Trabalhos

    Foi curador da revista digital Mklay Brasil e idealizador do projeto “Café Literário” promovido pela Secretaria Municipal de Breu Branco. Em 2019, atuou como assessor parlamentar e da banca organizadora da conferência municipal de cultura.

    Prêmios e Reconhecimentos

    Recebeu menções honrosas e certificados de mérito literário por diversas academias e instituições, como a Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia (AVIPAF) e a Academia Tucuruiense de Letras (ATL).

    Em novembro de 2018, foi eleito imortal pela ATL, ocupando a 9ª cadeira. Em janeiro de 2021, foi eleito acadêmico correspondente da Academia Caxambuense de Letras, MG.

    Vida Pessoal

    Atualmente, Kerley Carvalhedo reside em Sinop, Mato Grosso e escreve para o Diário do Estado.